No início deste mês, e aproveitando alguns dias com maior estabilidade meteorológica fiz a minha primeira experiência na recolha de Pólen.
Para esta primeira experiência adquiri dois capta pólen, escolhi duas colmeias fortes, e vai de instala-los. Uma das colmeias selecionadas talvez não estivesse tão forte como eu previa, e desta pouco consegui recolher, mas da outra e para uma primeira experiência até que nem correu muito mal.
Para o efeito utilizei colmeias que estão instaladas num apiário perto de casa, para que fosse possível fazer a recolha diariamente. Colhi pólen durante três dias, pretendia fazer uns dias de pausa e depois continuar, mas o tempo entretanto mudou e como se tem mantido tão instável acabei por retirar os capta pólen das colmeias.
Depois destes dias de chuvinha á que esperar que venha novamente o sol, o calor, e voltamos á carga.
A Primavera chegou, e com ela um novo ano Apícula. O trabalho já começou á algum tempo, tratar, verificar como estão os enxames e até desdobrar se for esse o pretendido.
As colmeias não chegaram todas a esta época do ano da mesma forma, umas mais fortes outras nem tanto, algumas talvez a precisarem de ver substituída a rainha por uma mais produtiva, vamos ver.
Depois de substituir alguns quadros em finais de fevereiro, para desbloquear os ninhos, elas espevitaram e algumas estão com excelente aspeto.
Com a chegada da primavera, é hora de fazer contas ás baixas provocadas pelo inverno, tentar perceber o que poderá ter corrido menos bem, e tentar corrigir nos próximos anos.
Este ano tive que trazer para casa diversas caixas, mais do que esperava, algumas delas já com o inverno quase no fim. Deu para perceber que não vale a pena efetuar desdobramentos fora de época, as colmeias já não se desenvolvem convenientemente, o enxame mantem-se fraco e muito vulnerável.
Também tive duas experiências com que não contava. Quando tentei estimula-las para ter bons enxames logo no início da primavera, possivelmente não diminuí o suficiente as entradas dos enxames mais fracos e estes foram pilhados pelas colmeias mais fortes.
Temos de ter paciência, aprender com os erros, e corrigir para não voltarmos a cometer os mesmos erros.