terça-feira, 30 de setembro de 2014

Urze em Flor

Chegou mais um outono, e com ele, a Urze está novamente florida.


É um encanto chegar ao apiário e ver todo a encosta da serra em tons de roxo.

Quando nos aproximamos devagar, conseguimo-nos aperceber das abelhas a trabalhar na flor da Urze. Nesta altura do ano o alimento está mesmo a porta de casa, não sendo necessário grandes viagens para efetuarem a recolha.
Com uma observação mais atenta conseguimos ver as abelhas na colheita do pólen, aí vão mais duas trabalhadoras carregadas.
 

2 comentários:

  1. Bom dia,

    (envio o post novamente e resumido pois o anterior desapareceu)

    Antes de mais parabéns pelo blog e pelo post. Esta planta chama-se Magoriça, Mogariça. Alguns chamam-lhe, erradamente urze. Outros chamam-lhe Torga, torgueira ou queiró.
    Não é uma erica, apesar de ser uma ericácea, pelo que não deve ser chamada de urze. É Callurna vulgaris. Floresce nesta altura e não na Primavera, como sucede com a urze.
    Se for em quantidade que origine monofloral, dá um mel extremamente denso, negro, tixiotrópico, muito difícil de extrair do favo, de sabor mais forte que o da urze, mas muito valorizado no norte da europa, onde pagam muito bem por este mel.

    Espero ter contribuído um pouco.

    Cumprimentos,
    Pedro

    ResponderEliminar
  2. Bom dia

    Efetivamente um dos pontos em que ainda tenho que melhorar muito como apicultor, é conhecer melhor a flor que nos rodeia. Neste caso especifico limitei-me a efetuar alguma pesquisa nalguns sites, pelo que quando publiquei o post sempre pensei estar a passar a informação correta.

    Este foi um dos textos que encontrei, mas não tenho conhecimentos técnicos que me permitam conferir a sua veracidade.

    "Em regiões temperadas da Europa, no fim do verão, é frequente encontrar em terrenos não cultivados um tapete púrpura. É a Urze, planta muito visitada pelas abelhas e muito apreciada por quem utiliza remédios naturais, em virtude de suas propriedades medicinais.
    Ela costuma formar extensas colônias em terras estéreis da Europa, podendo ser encontrada também na Ásia, norte da África e na América do Norte. Em Portugal é conhecida como Urze, Torga-Ordinária, Mongariça, Magoriça, Quebra-Panelas, Carrasca, Urze-do-Monte; Em Espanha, como Brezo, Brecina; Na França e Inglaterra como Bruyére e Heather, respectivamente.
    A Urze, Calluna vulgaris L, é um pequeno arbusto de 20 a 50 cm de altura, da família das Eriáceas, de folhas pequenas e muito numerosas. Suas flores nascem ao longo do caule, variando entre as cores vermelho púrpura, rosa e violeta."

    De qualquer das formas agradeço o reparo, e sempre que achem que não está correto o que escrevo agradeço que me chamem á atenção.

    Cumprimentos

    Victor

    ResponderEliminar