terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Introdução de nova Matriarca


Depois de algumas conversas com outros apicultores, fiquei tentado a experimentar uma Rainha de uma raça mais mansa e produtiva. Aproveitando alguns Núcleos que fiz no final da cresta com a criação que elas fizeram em vez de mel (publicado num post anterior), e seguindo as orientações do vendedor, meti mãos-á-obra, e vai daí, adquiri uma bonita Lingústica.
 

A introdução correu bem, boa postura, e já nasceram as primeiras amas. Como se pode observar já se notam as diferenças da nova raça, nas suas risquinhas mais amarelas.

Para o próximo ano veremos a diferença das diferenças raças, e aí poderemos avaliar as vantagens e desvantagens em substituir as ibéricas.
 

4 comentários:

  1. Boas.
    Introduziste a rainha lingustica num nucleo povoado com ibericas? Utilizaste algum metodo especial de introdução.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Como fez para a ligústica ser aceite pelas ibéricas? O que fará para manter a genética ligustica no apiário, se ela dará origem a filhas que fecundarão com zangões ibéricos, terminando a genética italiana nessa ocasião?

    Cumprimentos,
    Pedro

    ResponderEliminar
  3. Bom dia

    Vou tentar explicar o método que utilizei para introduzir a Lingustica num núcleo de abelhas Ibérias.
    Sabendo o dia que a Rainha ia chegar, preparei um núcleo (desdobramento) dois dias antes. Ao contrário do que faço habitualmente, neste caso fiz o desdobramento e deixei-o no mesmo apiário, o pretendido é fazer um núcleo não muito forte (dois quadros de abelhas) e especialmente com abelhas muito jovens. Ao deixar-mos o núcleo no próprio apiário vamos garantir que as abelhas mais velhas regressem todas á colmeia de origem ficando no núcleo só abelhas muito jovens, desta forma o êxito de aceitação será bastante maior. Depois de inserida a nova Rainha é necessário efetuar uma ou duas inspeções para verificar se não criarão mestreiros, se os tiverem é necessário destrui-los.
    Por volta do 21ª dia depois de inserida a rainha, quando já estiver a nascer a criação da nova rainha, nova inspeção para verificar se existem novamente mestreiros, pois as abelhas mais velhas vão verificar que as novas abelhas são diferentes e podem querer substituir a rainha por pensarem que se trata dum defeito desta.
    Este foi o método que me ensinaram, não quer dizer que não possam existir outros. Para além disso, alguma dose de sorte também ajuda.

    Cumprimentos

    Victor

    ResponderEliminar
  4. Quanto a conseguir manter a genética Lingustica no apiário, essa será para mais tarde e de certeza que o trabalho para isso levará mais tempo (possivelmente mais que um ano). Esta foi a primeira rainha, e vamos esperar que dure dois a três anos.
    Se achar que foi uma boa opção, essencialmente pela produtividade superior, á que adquirir mais duas ou três. Criar no apiário uma ou duas colmeias produtoras de zangãos, de preferências num apiário que esteja mais isolado, quantos menos houver nas redondezas com rainhas Ibéricas, melhor. Se entretanto fizermos criação de rainhas com uma Lingustica pura e tivermos nas redondezas, uma boa dose de zangãos da mesma raça, a percentagem de êxito para que a fecundação seja feita por estes será muito maior. Esta será a única forma de conseguir manter a mesma raça.
    Vamos avançando devagar, na teoria é fácil na prática nem sempre corre conforme esperamos.

    Cumprimentos

    Victor

    ResponderEliminar