domingo, 13 de dezembro de 2015

Inverno “estranho”.


Aqui no Litoral (Serra da Lousã) nesta altura do ano já deveria estar bastante frio, mas o clima mantem-se bastante ameno. As temperaturas apesar de já terem começado a descer, foram poucos os dias que tivemos com mínimas abaixo dos 5, 6 graus, e durante o dia as máximas continuam a rondar os 15 e os 20 e poucos graus.
O clima este ano está de tal modo diferente do habitual, que até as nossas amigas estranham. Na última visita que lhes fiz á uma semana (5/12/15), deparei-me com colmeias de tal modo cheias de abelhas e com bons quadros de criação que só estava habituado a ver em Março, época do ano em que já lhes tenho colocado alças em cima com menos abelhas.
A flora que tenho perto do apiário até que é bastante rica e variada, mas se o Inverno tradicional vier em breve parte destas flores desaparece muito rapidamente. O Eucalipto está muito bonito, mas junto ao Apiário tenho pouco.
Então o que faço? Mantenho o que tenho, e dessa forma quando iniciar a nova época será com todas na máxima força. Ou, vai de colocar umas alças em cima e tentar ir mais além? só que correndo o risco do clima virar muito depressa e a coisa poder correr mal.
 
 

2 comentários:

  1. Aqui mais para baixo está igual...e estou a preferir ser conservador, pois se vem frio de rachar elas são muitas e comem tudo num instante. Meti algumas alças, mas ando a conter-me pois pode correr muito mal. Mas se o frio não vier...estamos a perder muito mel! Escolhas difíceis, mas que se t~em de fazer...

    ResponderEliminar