segunda-feira, 2 de junho de 2014

CRIAÇÃO DE RAINHAS (1ª Experiencia)


Este ano fiz a minha primeira experiencia na Criação de Rainhas. Esta nova experiencia não era propriamente por necessidade, pois não tenho quantidade de colmeias que permita grandes desdobramentos, mas sim pelo desafio que tal representava.
A taxa de sucesso não foi a melhor (cerca de 20%), mas para um iniciado nestas andanças, e para a primeira tentativa acho que até nem correu muito mal.



 
Nasceram quatro, que tiveram direito a vestimenta verde (apesar de este ano ser dos Vermelhos - grande SLB), cor definida para marcar Rainhas em 2014.



Veremos como vai correr a fecundação, pois o tempo não está a ajudar. Temperaturas a rondar os 17º e muita chuva, não são propriamente as condições mais indicadas para que fiquem umas Rainhas de boa qualidade.

3 comentários:

  1. boas senhor Vitor. também sou um iniciado aqui nisto dos blogs.era para lhe dar os parabéns :) sobre a sua experiencia, eu também fiz uma dessas mas correu um bocadinho pior, tive uma aceitação de cerca de 0% :)

    Uma boa continuação e boa temporada. vamo nos falando

    ResponderEliminar
  2. Boas Bruno, é preciso é não desanimar pois na próxima já correrá melhor.
    Não sei que processo usou, mas apesar da minha pouca experiencia se precisar de alguma ajuda diga.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Entretanto deixo algumas das indicações do processo que utilizo.

    Para criar as Rainhas uso uma criadeira horizontal (10 + 5 quadros). Um dia antes deixo ficar o quadro porta cúpulas na colmeia para propolizarem, no dia seguinte faço o piking (cuidado para não matar a larva) com uma gotinha de geleia real em cada cúpula (se não tiver tente com água destilada). Reorganizo os quadros na criadeira para puxar as amas para a parte orfanizada.
    De preferência dê-lhes alimentação, e claro, um bocadinho de sorte também ajuda.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar