segunda-feira, 16 de junho de 2014

Curiosidades: Abelhas Citadinas Usam Plástico Para Construir Ninhos

Duas espécies de abelhas que vivem nas cidades começaram a construir ninhos com resíduos de plástico. Segundo um estudo realizado por cientistas, o uso daquele material pode significar uma adaptação da espécie ao meio e pode até trazer vantagens.

O estudo foi realizado por cientistas da Universidade de York, no Reino Unido, e Universidade de Guelph, no Canadá, e publicado no jornal da Ecological Society of America's. As duas espécies de abelhas analisadas não são sociais nem constroem colmeias. Vivem em pequenos ninhos em caules de plantas, buracos de árvores e postes.

De acordo com os cientistas, as abelhas estão a utilizar diferentes tipos de plástico que se assemelham a folhas ou resina, as matérias naturais normalmente utilizadas para a construção dos ninhos.

Este comportamento deverá ser o resultado da adaptação destes insetos ao ambiente citadino. De acordo com o estudo, a construção dos ninhos com plástico poderá revelar-se vantajosa uma vez que este material deve impedir fisicamente os parasitas de infetar o habitat das abelhas.

De forma a analisar detalhadamente a construção dos habitats destas espécies, J. Scott MacIvor, cientista envolvido no estudo, juntou cientistas de Toronto, Canadá, durante a primavera de 2012, para ajudar a colocar ninhos artificiais pela cidade.

No outono, quando foram verificados estes habitats, os cientistas descobriram que a abelha "Megachile" tinha incorporado pedaços de sacos de plástico nos seus ninhos, juntamente com as matérias naturais normalmente utilizadas, tais como folhas, lama, pequenos seixos e resina.

A publicação indica outros exemplos de animais que se adaptam a ambientes dominados pelo homem. Segundo MacIvor, "Haverá sempre aqueles que têm caraterísticas adaptativas e flexibilidade suficiente nos seus comportamentos para subsistir num ambiente perturbado".

Sem comentários:

Enviar um comentário