quinta-feira, 7 de agosto de 2014

CRIAÇÃO DE RAINHAS (2ª Experiência)


Nesta segunda experiência na criação de Rainhas a percentagem de aceitação já subiu, passou agora para 50% dos Pickings efetuados. Mesmo não sendo uma percentagem extraordinária, já é razoável.
A experiência e o nível de aprendizagem adquirido também conta, vou tentando perceber no que errei ou fiz da forma menos adequada para melhorar na vez seguinte, mas tenho perfeita noção que ainda me falta percorrer um longo caminho até me poder considerar um entendido na matéria.
 
Mesmo não sendo muitas Rainhas, na altura em que estas nasceram tive que fazer opções, ou efetuava desdobramentos ou produzia mel, não se pode ter tudo.

Aproveitei para efetuar alguns desdobramentos com introdução de rainhas virgens, e coloquei outras nos Mini-Núcleos de fecundação que ainda tenho a trabalhar para aproveitar para o final da cresta.

O Ano apícola ainda não terminou, mas as abelhas este ano têm tido alguns comportamentos fora do normal, suponho que o tempo que temos tem contribuído para isso……

2 comentários:

  1. Bom dia,

    Na introdução de rainhas virgens, o que fez para que fossem aceites a 100%? É que fecundadas da mesma raça é simples a aceitação. Já para virgens, mesmo da mesma raça, pode ser complicado, especialmente se não é na Primavera...

    Cumprimentos,
    Pedro

    ResponderEliminar
  2. Bom dia

    A introdução de Rainhas virgens que fiz foi sempre em mini núcleos de fecundação, e nestes não tive problemas, criei-os sempre com alguma antecedência para que as abelhas se sentissem órfãs, tentando desta forma que a aceitação fosse melhor.
    Trouxe as Rainhas já nascidas da colmeia criadeira, marquei-as em casa (futuramente passarei a marca-las só depois de fecundadas), e fiz a introdução no mini núcleo dentro de uma gaiola com candy.
    Este foi o método utilizado, efetivamente não sei se será o mais adequado mas correu bem. Para o próximo ano conto experimentar com a introdução dos alvéolos reais, mas o método utilizado este ano foi especialmente porque pretendia marca-las após nascerem, pois desta forma era possível garantir uma mais rápida identificação.

    Cumprimentos

    Victor

    ResponderEliminar